sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

Concordo com o contexto de Silvio P. Costa, em dizer que o uso da mídia na educação é uma nova fronteira para os profissionais da educação. Verdade, as utiliuzações das mídias na educação, deixou de ser fato novo nas aprendizagens dos alunos na escola. Eu por exemplo,pouco lidava com as experiências das mídias , portanto sentia um vácuo nos conhecimentos, sempre percebia que a escola andava muito desuatualizada com relação as informações vindas do rádio, televisão, internet e até mesmo o celular que é comum aos acessos de todas as pessoas. Só depois das orientações vindas do curso eproinfo, que consegui fazer uso das mídias e melhor contribuir nas aprendizagens dos alunos.Foi muito gratificante a conclusão deste curso, pois aprendi a me relacionar com as informações vindas das mídias. Agora consigo oferecer auxílios com maiores influências da mídia, afim de que as imaginações provoquem intusiasmo no aprender dos alunos de forma apropriada quanto ao uso das ferramentas no computador. Assim todos tem oportunidades de buscar as informações atualizadas e significativas, tanto para os alunos como para os professores, uma vez que o conhecimento atual se realiza através do interacionismo. Zenaide

domingo, 21 de agosto de 2011

Produtos e objetivos do Portal do professor

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10834/open/file/AsPererecasSapecas%282%29.mpg?sequence=1&eventSource=2

Produtos e Objetivos do Portal do professor

http://portaldoprofesshttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PROJETO: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR ALFABETIZAÇÃO COM TEXTOS NA SALA DE AULA

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR ALFABETIZAÇÃO COM TEXTOS NA SALA DE AULA

JUSTIFICATIVA:

O trabalho com textos em sala de aula além de oferecer um sentido mais amplo às práticas educativa a elaboração de projetos e introdução nos currículos escolares, evita perca de tempo e torna os alunos mais motivados para aprender com maior facilidades através dos incentivos de recursos tecnológicos.

PÚBLICO ALVO:
:
1º Ano do Ensino fundamental

TEMA: Historinhas Infantís.

OBJETIVOS:

Avançar no conhecimento da linguagem escrita e do sistema tecnológico.
Desenvolver o raciocínio, a criatividade e a imaginação.
Proporcionar aos alunos maiores interações nas trocas de experiências
Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos.

COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

Contos de Fadas, Lendas, Fábulas, Poesias,Textos informativos, Historinhas em quadrinhos, Receitas, Propagandas, Cartas, Convites, Bilhetes Diálogos etc...

DURAÇÃO:

Uma semana

METODOLOGIA:

Planejar previamente os conteúdos a serem trabalhados no projeto.
Pesquisar nos Sites de Wikipedia, Hipertextos,Google e outros sites disponíveis na internet
Explorar diversas ferramentas necessárias, para que os alunos aprendam a buscar seus próprios conhecimentos e aprendam postar suas produções no blog.
Organizar as atividades apropriadas em grupos, para que haja avanços satisfatório e significativos aos alunos.

RECURSOS UTILIZADOS:

As diversas ferramentas do computador como: processador de texto,impressora,internet,rádio com CD, vídeo,biblioteca, lápis de escrever, lápis de cor, sulfite, tesoura, cola , cartolina e caderno.
.

AVALIAÇÃO:

Observação contínua, indagações, correções e questionamentos para ver se os alunos correspondem ao que foi proposto, e se avançaram na linguagem confrontando com a escrita.
Conversação a respeito do conteúdo oferecido para perceber se ouve interesse e preferência pelo autor e obra.







.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ENTREVISTA COM PEDRO DEMO: Os desafio0s da linguagem no século XXI

Com os comentários realizado na sua entrevista.

Percebi que o escritor e professor Pedro Demo é um admirador da educação inclusiva. Ele enfatiza sobre a inclusão tecnológica nas escolas e que todos os professores estejam se preparando para transmitir novas aprendizagens para o interior da escola , afim de que consigam enfrentar aos novos desafios tecnológicos e cuidar da aprendizagem correta e da linguagem com as informações atualizadas que as mídias nos oferecem constantemente. O preofessor Pedro Demo acredita que as informações com as TCs nas escolas ainda estão muito a desejar com relação ao mundo acelerado das inovações.E diz mais:- os alunos de hoje estão cada vez mais preocupados com a cultura popular vindas dos celulares, MP3,jogos de diversos gêneros no computador etc.. Melhor será cuidar que o aluno aprenda á partir de seus próprios interesses, escrevam e construam textos através de suas próprias estratégis e interpretações. A escola deve sim saber interagir na hora das experimentações com os textos,acredito que não só da internet, mas também dos textos de livros disponíveis na biblioteca da escola ou repartições educativas. É muito importante o contato concreto com os materiais didáticos, pois é assim que as crianças conseguem valorizar o conhecimento.
Muitas crianças já chegam na escola com o pensamento nas tecnologias, desta maneira irão sentir melhor assistindo aulas acopladas com os meios tecnológicos, onde oferecem situações de aprendizagem prazerosa.O professor sendo a peça chave das aprendizagens,devem cuidar dos avanços e conhecimentos que os alunos já adquiriu e dar continuidade do seu saber de forma apropriada e sistemática dentro da escola. Deve levar em conta sobre oque a criança já conhece e partir daí, ao invés só ficar passando conteúdos que não diz respeito aos seus interesses. A escola de hoje tem que aprender não só transmitir conhecimentos para transformar a educação, mas também transmutar conhecimentos para que os alunos aprendam conduzir novos pensamentos à outras pessoas. Ou seja, todos na escola precisam saber interagir para que aconteçam grandes conquistas na inclusão tecnológica. Desta maneira professores e alunos irão elevar melhor seus conhecimentos através dos incentivos tecnológicos dentro da escola.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS

PLANO DE AULA

PÚBLICO ALVO: 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

TEMPO DE DURAÇÃO: 1 (UMA) SEMANA)

TEMA: A L I M E N T A Ç Â O S A U D Á V E L



CONTEÚDOS

1)- Pesquisas nos sites de diversos recursos da Internet sobre os diferentes tipos de alimentos naturais e industrializados, como: animais, vegetais e minerais.
2)Pesquisa e recorte em revistas e panfletos dos diversos alimentos.
3)Recorte, montagem e colagem das figuras alimentícias
4)Lista de nomes de alimentos com recursos didáticos e tecnológicos.
5)Desenhos e pintura, quebra-cabeça, caça-palavras.
6)Apresentação dos diversos gêneros alimentícios no mural.

OBJETIVOS GERAIS

Uma alimentação rica e balanceada é hoje uma preocupação mundial em decorrência do aumento de casos de obesidade e doenças decorrentes da má alimentação em adultos e crianças.
Sendo assim, estamos aprendendo sobre as frutas, verduras, legumes entre outros alimentos que fazem bem à saúde.
Por outro lado, é preciso saber que há também alimentos que em excesso fazem mal à saúde como: pizza, salgadinhos, refrigerantes, balas, chicletes, bombons, pirulitos etc...




OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer a origem dos alimentos e a qualidade de nossa alimentação
Reconhecer a importância de uma alimentação balanceada
Identificar os diferentes tipos de alimentos que fazem bem para a nossa saúde.

RECURSOS UTILIZADOS


Recursos disponíveis na Internet, como: Pesquisas em sites de Hipertextos e outros sites existentes na internet. Através do uso do computador.

Tesoura

Cola

Cartolina

Panfletos

AVALIAÇÃO

Participação;
Desempenho;
Interação;
Auto- Avaliação

Zenaide e Francisca