quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PROJETO: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR ALFABETIZAÇÃO COM TEXTOS NA SALA DE AULA

A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR ALFABETIZAÇÃO COM TEXTOS NA SALA DE AULA

JUSTIFICATIVA:

O trabalho com textos em sala de aula além de oferecer um sentido mais amplo às práticas educativa a elaboração de projetos e introdução nos currículos escolares, evita perca de tempo e torna os alunos mais motivados para aprender com maior facilidades através dos incentivos de recursos tecnológicos.

PÚBLICO ALVO:
:
1º Ano do Ensino fundamental

TEMA: Historinhas Infantís.

OBJETIVOS:

Avançar no conhecimento da linguagem escrita e do sistema tecnológico.
Desenvolver o raciocínio, a criatividade e a imaginação.
Proporcionar aos alunos maiores interações nas trocas de experiências
Aproximar os alunos de autores contemporâneos e clássicos.

COMPONENTES CURRICULARES E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:

Contos de Fadas, Lendas, Fábulas, Poesias,Textos informativos, Historinhas em quadrinhos, Receitas, Propagandas, Cartas, Convites, Bilhetes Diálogos etc...

DURAÇÃO:

Uma semana

METODOLOGIA:

Planejar previamente os conteúdos a serem trabalhados no projeto.
Pesquisar nos Sites de Wikipedia, Hipertextos,Google e outros sites disponíveis na internet
Explorar diversas ferramentas necessárias, para que os alunos aprendam a buscar seus próprios conhecimentos e aprendam postar suas produções no blog.
Organizar as atividades apropriadas em grupos, para que haja avanços satisfatório e significativos aos alunos.

RECURSOS UTILIZADOS:

As diversas ferramentas do computador como: processador de texto,impressora,internet,rádio com CD, vídeo,biblioteca, lápis de escrever, lápis de cor, sulfite, tesoura, cola , cartolina e caderno.
.

AVALIAÇÃO:

Observação contínua, indagações, correções e questionamentos para ver se os alunos correspondem ao que foi proposto, e se avançaram na linguagem confrontando com a escrita.
Conversação a respeito do conteúdo oferecido para perceber se ouve interesse e preferência pelo autor e obra.







.



Um comentário: